Claudio Custódio destaca números positivos na criação de postos de emprego no ABC

Por Portal Opinião Pública 01/11/2023 - 13:05 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Claudio Custódio destaca números positivos na criação de postos de emprego no ABC
Claudio Custódio celebrou crescimento na geração de empregos, mas pediu por mais políticas públicas

O empresário Claudio Custódio celebrou os resultados positivos de geração de empregos na região do Grande ABC. Conforme dados compilados pelo Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, utilizando estatísticas divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, foram registradas mais contratações do que demissões na soma geral dos sete municípios no mês de setembro, com saldo positivo de 2.845 vagas formais.

Ao todo, cinco dos sete municípios criaram mais vagas do que fecharam. A líder no quesito foi São Bernardo do Campo, que abriu 1.423 postos, seguida por Santo André (767), Mauá (381), Diadema (226) e São Caetano do Sul (76). Em contrapartida, Ribeirão Pires (-9) e Rio Grande da Serra (-19) tiveram saldo negativo. Ainda de acordo com os números, esse é o terceiro mês consecutivo em que é registrado um saldo positivo no número de postos de empregos formais criados na região. Já no acumulado do ano, foram criadas 15.494 novas vagas, enquanto o saldo dos últimos 12 meses (de outubro de 2022 até setembro de 2023) registra a abertura de 14.305 empregos formais no ABC.

Para Custódio, a geração de novos postos de trabalho é fundamental para que a região continue se desenvolvendo. O empreendedor, entretanto, ressaltou que todos os municípios da região precisam continuar investindo em políticas públicas que fomentem esse crescimento e ofereçam mais oportunidades aos profissionais que por aqui residem.

“Como empresário, fico muito feliz em ver que o trabalho e a geração de renda em nossa região estão crescendo nos últimos meses, mas reitero a necessidade de se pensar em longo prazo. O Poder Público precisa criar ferramentas para aumentar ainda mais essa oferta de vagas de empregos e também investir na capacitação, especialmente dos mais jovens, para que eles estejam aptos a assumir os postos que possam surgir”, comentou.

Custódio também chamou a atenção para a possibilidade de surgimento de vagas temporárias neste final de ano. Para ele, muitos profissionais podem aproveitar as oportunidades que surgem nessa época para começar 2024 com um emprego fixo.

“Agora nos últimos meses do ano temos muitas ofertas de empregos temporários, principalmente no setor comercial, para atender a demanda de datas como a Black Friday e as festas de final de ano. E esse momento pode ser muito benéfico para quem procura se reinserir no mercado de trabalho. Acredito que muitas pessoas poderão iniciar o próximo ano já com um emprego novo”, encerra.